Já parou para olhar o peso da bolsa de seu filho? Se já reparou nisso então sabe que a saúde de seu filho está comprometida por conta do excesso de peso que as escolas fazem nossas crianças carregarem.

 

Inúmeros estudos comprovam que o excesso de peso carregado por nossas crianças prejudica a saúde delas e principalmente a coluna delas. Mas por que, mesmo estando na segunda década século XXI, as crianças ainda precisam sofrer com isso? A resposta é simples. Comodismo, o comodismo do sistema educacional mundo a fora que insiste em utilizar livros e mais livros, um maior que o outro e pior, a escola faz nossos alunos levarem isso todos os dias para a aula.

 

Como já comentei no primeiro texto da série, sou professor de robótica e algumas vezes segurei a bolsa que meus alunos levam para a escola, segurei para retirá-las do chão. Quando levantei, ela está pesada até para um adulto, questionei o aluno sobre isso e ele me respondeu com a seguintes palavras: "A escola diz que precisamos trazer todos para as aulas". Fiquei surpreso com a resposta e perguntei ao aluno, "Será que a escola já ouviu falar do Kindle e do iPad?". Eu acho que não.

 

Minha crítica não é a escola A ou escola B, minha crítica é a um modelo mundial de educação, que não aceita o mundo moderno. Exitem inúmera universidades que até hoje não aceitam laptop em sala de aula, principalmente em cursos mais tradicionais. Quando nos focamos no ensino básico o cenário é pior ainda. Agora como a tecnologia da informação poderia resolver isso, ou melhor, como eu e você podemos resolver isso? Sabe como? Com conteúdos digitais e ebooks.

 

Quando falos em ebooks e conteúdos digitais surgem os puristas e dizem: "Ah mas o cheiro do papel", "Sentir o livro não tem preço". Agora destruir a natureza e a saúde de nossas crianças pode? Hoje tudo que consumimos é digital, por quê o material escolar não? Ao trazermos esses questionamentos para dentro das escolas, esbarramos em professores e diretores que não querem de forma alguma mudar a forma de trabalhar, fazem isso a anos e não querem sair de sua zona de conforto para poder mudar e melhorar a vida de nossas crianças.

 

Uma coisa é inegável, já passou da hora de não se utilizar mais livros dentro das salas de aula, mas sim conteúdos digitais, a tecnologia veio para dar uma esperança a saúde de nossas crianças, por mais que você não concorde ou seja um purista do desmatamento, isso vai acontecer.

 

SOBRE AUTOR

Marcos Rai

Embaixador Universitários Acima da Média , especialista em segurança digital, professor de robótica, empreendedor educacional, otimista, apaixonado pela mudança e um grande entusiasta do futuro do nosso povo.

 

QUESTÃO DE SAÚDE

TECNOLOGIA

29/09/2016

 

BLOG

 

CONTATO

AFROBRAS Copyright  ©  2016

QUESTÃO DE SAÚDE