Hoje em dia não basta apenas criar um site e soltar no ar, existem diversas regras e  comportamento dos usuários  que precisam ser consideradas para conseguir atingir o sucesso.

Neste artigo, vou falar algumas coisas nas que todo site de sucesso tem, e que fazem toda a diferença.

 

O site é seu estabelecimento

 

Muitas pessoas já ficam com medo, receio ou até possuem um bloqueio mental quando referimos a um site, parece algo de outro mundo que talvez você nunca entenda. Mas vamos lá, vamos quebrar um pouco o mistério. Vamos pensar em site como um estabelecimento físico!

Embora ele esteja no Digital, continua sendo uma forma de apresentação do seu negócio, onde existe um fluxo de pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Ok, agora que já entendemos que o site é como se fosse seu estabelecimento físico não será tão difícil entender os próximos passos.

 

Objetivos muito bem definidos

 

Antes de abrir seu site, assim como numa loja física, você precisa ter bem definido o objetivo. Para que ele serve? É uma loja virtual, onde as pessoas vão comprar produtos diretamente?

Ou serve apenas para as pessoas conhecerem os produtos, e depois entrarem em contato?

 

Existem diversos objetivos que um site poder ter, você pode ter um restaurante e querer mais reservas ou mais pedidos de entrega, você pode ter produtos para empresas e querer mais contatos para orçamento ou até mesmo querer usar o site como uma loja para vender on-line roupas produzida pela sua empresa.

 

Com o objetivo bem definido, você precisa então construir seu site.

Como ele representa a sua empresa, obviamente precisa ser bonito, ter sua identidade, as pessoas entrarem e saberem muito bem que estão dentro de seu estabelecimento, assim como estivessem entrando em sua loja física.

Mas muito além de beleza, no digital existe uma coisa chamada experiência do usuário.

 

Experiência do usuário

 

Para explicar a experiência do usuário, te convido a pensar em uma rua, nesta rua existe um quarteirão inteiro com lojas que vendem a mesma coisa que você. Imagina  todas as lojas montam e atendem os clientes da forma que eles acham que deve ser, sem se preocupar com o que o cliente acha. Neste cenário, se você se preocupar com o que o usuário quer, você se destaca. É algo como você ter concorrentes que não se preocupam com o cliente e você resolver dar um atendimento bom, entregando rápido o que ele precisa, tirando as dúvidas dele etc.

Na internet, existe diversos concorrentes, caso o usuário não ache no seu site o que ele quer ou se não se sentir a vontade, ele vai sair e ir para o concorrente.

Por isso, você não pode construir seu site da forma que acha que está corrento, muito menos construir da forma que outras pessoas dizem que está correto, a forma mais adequada e que todos os sites de sucesso fazem é construir seus sites da maneira que seu usuário quer.

Eles conseguem isso  avaliando as  maiores necessidades dos usuários, analisando o comportamento deles no site,deixam ele o mais leve possível para carregar mais rápido, etc, vão adequando cada vez mais !

 

Dispositivos Móveis

 

Celulares e tablets já não são mais tendência. Hoje o tráfego deles na internet supera o de computadores.

 

O Brasil tem 57,8 milhões de usuários de smartphone, o que equivale a 48,3% daqueles que acessam a internet no país. Em 2015, esse número era de 49,1 milhões e deve subir para 65,8 milhões em 2017![1].

 

Um site responsivo ( site que se adequá a todo tipo de tela ) é tão importante, que em 21 de abril de 2015 o Google começou a priorizar os sites responsivos e esconder site que não sejam adequados.

 

Se seu site não estiver adequado, pode ter certeza de que você está perdendo dinheiro.

Mas atenção!!! Site adequados para dispositivos móveis não devem ser uma adaptação do site normal. O desenho deve ser pensado somente para os dispositivos móveis, com botões grandes,com apenas informações relevantes, etc.

 

Como as pessoas chegaram até seu site?

Quando você abre seu estabelecimento, utiliza alguns canais de publicidade para divulgar, como flyers, anúncios em revistas, etc .

No Digital, utilizamos o Google, e-mail Marketing e as Redes Sociais.

 

Google

No Google você pode divulgar seu negócio no exato momento em que as pessoas pesquisam seu produto ou serviço. Pode também divulgar lo em sites com assuntos relevantes, blogues e até no Youtube.

 

Com o Google você também consegue gerar tráfego de graça , para isso,precisa ter o SEO (Search Engine Optimization ) muito bem estruturado.

 

E-mail Marketing

Para maioria dos negócios o E-mail Marketing é uma das formas que mais trazem resultados, pois se consegue divulgar seu negócio para as pessoas que têm interesse e com custos muito baixos.

Mas, para isso, precisa ter uma campanha muito bem estruturada para conseguir um mailing bom e que entregue resultados.

 

Redes Sociais

Nas Redes Sociais é importante saber qual rede seu público mais utiliza. Daí é preciso conseguir se comunicar bem e ter boa interação. Para isso, é necessário precisa ter uma estratégia muito bem definida.

 

Estes são os principais elementos que os sites de sucesso possuem e se você pretende ter o máximo de resultado possível no digital, com certeza precisa ter tudo isso também.

 

Espero ter ajudado ! Até a próxima!

SOBRE AUTOR

Cairê Moreira

 

Estudante Marketing Digital e Animação 3D, em 2015 foi jovem talento Google.

Possui uma agência de Marketing Digital.

 

O QUE TODO SITE DE SUCESSO TEM ?

NEGÓCIOS

13/09/2016

 

BLOG

 

CONTATO

AFROBRAS Copyright  ©  2016

O QUE TODO SITE DE SUCESSO TEM ?